Resumo do livro longitude
Quando criança, descobri o segredo da diferença entre latitude e longitude. As linhas que representam a latitude, os paralelos, permanecem paralelas umas as outras envolvendo o globo como cintos, do Equador aos pólos, numa série de anéis concêntricos. Os meridianos de longitude se posicionam de forma inversa: eles enlaçam o globo do Pólo Norte ao Pólo Sul, formando grandes círculos de tamanhos idênticos, todos convergindo para os mesmos pontos nas extremidades da Terra.
Desde da Antiguidade que essas linhas começam a entrecruzar a nossa visão do mundo. Pois o cartógrafo Ptolomeu, pelo menos 300 anos antes de Cristo, já havia marcado elas nos seus primeiros 27 mapas.
O Equador, dentro dos conceitos de Ptolomeu, marcava o paralelo com grau zero de latitude. Como o sol, a lua e os planetas passavam quase que diretamente por cima do Equador. Os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, assumiam o comando do sol.
Um navegador pode verificar a latitude em que se encontra através da duração do dia pela altura do sol, se guiando pelas estrelas do céu. Em comparação, a medição do meridiano de longitude é temperada pelo tempo. Para se saber a que longitude se está no mar, e necessário ter conhecimento da hora a bordo e também da hora no porto de saída ou qualquer outro local de longitude conhecida exatamente naquele dado momento, dois horários possibilitam ao navegador converter a diferença entre os horários em uma separação geográfica
Como a Terra leva 24 horas para completar uma revolução de 360 graus, uma hora equivale a 1/24 da revolução, ou 15graus. Assim, cada hora de diferença entre o navio e o ponto de partida marca o progressode 15 graus de longitude do leste para o oeste. A cada dia no mar, sempre que o navegador reajusta o relógio de bordo ao meio-dia local — quando o sol alcança o zênite e consulta o relógio do porto de saída cada hora de discrepância equivale a 15 graus de longitude. Esses 15 graus de longitude correspondem