Resumo do livro Logística Empresarial
Missão: disponibilizar os produtos certos no lugar certo, no momento certo e nas condições desejadas ao menor custo e maior retorno sobre investimentos possíveis.
O maior problema enfrentado pela logística é reduzir o hiato entre a produção e a demanda.
Com um sistema logístico eficiente permite uma região geográfica explorar suas vantagens inerentes pela especialização de seus esforços produtivos naqueles produtos que ela tem vantagens e pela exportação desses produtos às outras regiões. O sistema permite então que o custo do país (custo logístico- fato chave para estimular o comércio; e de produção) e a qualidade desse produto sejam competitivos com aqueles de qualquer outra região.
Quanto maior e mais sofisticado for o desenvolvimento de uma região, e quanto mais baratas forem suas movimentações e armazenagens, mais livre será a troca de mercadorias e maior será a especialização do trabalho.
Alguns fatores influenciam o incremento dos custos logísticos:
O aumento da competição internacional
As alterações proporcionais
A crescente escassez de recursos
A atratividade cada vez maior da mdo do 3º mundo
Importância da logística:
Cliente mais sensível ao tempo
Similaridade entre os produtos
Menor ciclo de vida dos produtos
Produtos customizados
Atividades primárias contribuem com a maior parcela do custo total da logística ou são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.
Transportes: é a atividade mais importante por absorver, em média, de um a dois terços dos custos logísticos
Manutenção de estoques: o uso extensivo de estoques resulta no fato de que, em média, eles são responsáveis por aproximadamente um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade chave da logística. A administração de estoques envolve manter seus níveis tão baixos quanto possível, ao mesmo tempo que provê a disponibilidade desejada pelos clientes.
Processamento de pedidos: sua importância deriva do