Resumo do livro "Introdução as Relações Internacionais"
Elementos Principais
a) Extensão Espacial
As sociedades internacionais são consideradas territoriais. Encontram-se assentadas em marcos delimitados, onde a unidade estatal contribuiu, de modo decisivo, ao aumento da ordem espacial da vida internacional.
As sociedades internacionais da Antiguidade e da Idade Média cercavam-se de limitada extensão internacional. Desses dias de tempos antigos e de sociedades internacionais e de suas evoluções, notáveis mutações gravitaram em torno de suas estruturas, operando-se em ampliações significativas nos seus marcos territoriais, até atingirem dimensões de autêntica sociedade planetária.
Por outro lado, o dinâmico processo de expansão geográfica das sociedades internacionais motivou conflitos de poder entre as unidades e mudanças no âmbito dos atores internacionais. Algumas dessas mudanças foram tão profundas e radicais que desintegraram comunidades multisseculares à emergência de novas sociedades internacionais. Porém, a partir do momento em que a sociedade internacional atingir dimensões planetárias amplas, começará a enfrentar um novo problema: a limitação objetiva de sua existência espacial.
b) Diversificação Cultural A estrutura da sociedade internacional configura-se por três principais subestruturas parciais: A primeira abarca o nível econômico e compreende a base produtiva. Nessa subestrutura estão incluídos os fatores e a força de produção. A segunda subestrutura remonta à esfera político-militar. É composta por comunidades políticas e organismos internacionais. A terceira compreende os campos culturais e ideológicos. Está constituída por atores e relações internacionais desenvolvidas a partir de conhecimentos, valores e ideologias comuns a diversas sociedades humanas e processos de comunicações derivados dessa subestrutura, a qual exerce função mediadora entre as demais subestruturas. Cada uma dessas estruturas