Resumo do livro estrangeirismos da internet
“Guerras em torno da língua - questões de política linguística” é o título do segundo texto da coletânea e quem o assina é Carlos Alberto Faraco, o próprio organizador do volume. A polêmica instaurada pelo Projeto de Lei n.º 1676 de 1999, da autoria do Deputado Aldo Rebelo, em torno da delicada questão da proteção da língua da pátria contra o perigo supostamente representado pela invasão dos chamados “estrangeirismos”. Aldo Rebelo, é utópico; é lutar contra a natureza das línguas e principalmente dos falantes. Mais equivocado ainda é tentar controlar a língua através de legislação. Neste ponto o deputado Aldo Rebelo, foi totalmente audacioso e ingênuo.
Apesar da indignação com o projeto de lei do deputado Aldo Rebelo, os autores não revelam surpresa diante da sua proposta, porque segundo aponta no livro, tanto o fascínio quanto o temor em relação à língua estrangeira sempre foi grande ao longo da história.
RESUMO DO LIVRO: ESTRANGEIRISMOS guerras em torno da língua
Livro:
Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas. No caso brasileiro, posto simplesmente, seria o uso de palavras e expressões estrangeiras no português. Trata-se de fenômeno constante no contato entre comunidades linguísticas, também chamado de empréstimo. No entanto, diferentes grupos em uma comunidade podem atribuir valores diversos às identidades ligadas aos falantes de outras línguas. Então os valores associados a um estrangeirismo podem muitas vezes ser conflitantes dentro da comunidade que faz o empréstimo. (p. 15) A noção de estrangeirismo faz do contato linguístico uma arena propícia ao desenvolvimento de certos episódios da vida social da linguagem em que posições políticas e sociais conflitantes, de difícil tratamento direto e aberto, vêm a público ao debate sobre os comportamentos lingüísticos dos grupos