Resumo do livro de Literatura
O livro Memórias de um Sargento de Milícias que tem como seu autor, Manuel Antônio de Almeida é um romance de costumes, que vem a nos descrever a vida da coletividade urbana do Rio de Janeiro na época de D. João. Tem como personagens, Leonardo, Maria da Hortaliça, Leonardo-Pataca, Major Vidigal, Vidinha, Luisinha, Padrinho ou Compadre, Madrinha ou Comadre, Tomás, José Manuel, Toma Largura e incorpora a linguagem das ruas, classes média e baixa, fugindo aos padrões românticos da época, onde os romances retratavam os ambientes aristocráticos. Leonardo-Pataca, um meirinho e Maria da Hortaliça, uma quitandeira das praças de Lisboa se conheceram em uma viajem de Portugal para o Brasil na qual acabaram flertando, após isso foram morar juntos e passados sete meses depois Maria teve um filho, o qual é o herói da história chamado Leonardo.
Passados alguns anos o menino já com sete anos, Leonardo-Pataca descobre que estava sendo traído por Maria e depois disso o menino foi abandonado pelo pai e pela mãe. Leonardo foi acolhido pelo padrinho um dono de barbearia que possui muito dinheiro guardado, um homem de bem que cuida dele como se fosse um filho, sonhando em torna-lo padre. O menino porém causa transtornos em qualquer lugar onde passa e, após levar uma bronca do padre da cidade, jura vingança.
Leonardo Pataca, se envolve amorosamente com a Cigana, mas ela abandona-o logo. Ele, então, recorre à feitiçaria que era proibida naquela época para tentar trazê-la de volta. Porém, no auge da cerimônia o major Vidigal e seus homens invadem a casa do feiticeiro, batem nos praticantes e levam Leonardo Pataca preso. Ele pede ajuda à comadre, que pede ajuda a um Tenente-Coronel que se considerava em dívida com a família de Pataca, e ele logo é solto.
O padre parecia ser santo, mas na verdade foi ele quem roubou a cigana de Leonardo-Pataca. Um dia Leonardo resolve armar uma emboscada para desmascara-lo, e