Resumo do livro amor militar minha guerra
Minha Guerra
Autora: Li Mendi
Este livro foi inspirado em um blog, onde namoradas, noivas, e esposas de militares em formação se comunicavam. Dividiam saudades, desencontros, problemas cotidianos etc.
É um livro baseado em fatos reais, baseado em entrevistas com as moças, histórias de amor alegres, tristes, mas sempre emocionantes. A autora do livro, é casada com um cadete da AMAN (Academia Militas das Agulhas Negras), situada em Resende, Rio de Janeiro.
O curso dura quatro anos. Os alunos nesse tempo e antes de ingressar na escola militar, não devem ser casados e nem terem filhos. Por isso a inspiração para o nome do livro, “Amor Militar, Minha Guerra”.
São quatro longos anos de espera, longos telefonemas, carência, namoros pela internet.Com eles fica a saudade de casa, a carência, que muitas vezes os levam a se envolver com moças da cidade. Moças de família, que vivem romances enganadas e também com as famosas ‘Maria cadetinas’,apelido dado as mulheres fáceis que só namoram cadetes.
Desses envolvimentos, resultam em sofrimento para as moças da cidade, que se apaixonam e são abandonadas, muitas vezes grávidas. Parece surreal, mas acontece.
Trazem também sofrimento para as que ficam, as noivas, namoradas e esposas. Porque muitas vezes são trocadas por outras mulheres e também abandonadas. Namoros longos, noivados desfeitos por irresponsabilidade ou carência. Quem sabe?
O que acontece é que alguém sempre fica com o coração partido.
O livro também aborda, o cotidiano das moças depois de casadas. Saem de sua terra, deixam suas famílias, tudo por amor. Vivem com a insegurança, morando em outro estado, às vezes perto, outras vezes tão longe.
Existem as missões que podem durar de três até um mês. São dias completamente sós, se falando só pelo telefone ou internet, a solidão é horrível.
Os campos, ah! Os campos são intermináveis. São cinco dias sem notícia, porque por ser no meio do mato, na maioria das vezes, não há sinal