Carvão como fonte de energia
CARVÃO COMO FONTE DE ENERGIA
CARVÃO:
Combustível sólido, de cor negra, poroso, rico em carbono e de fácil combustão, capaz de gerar grande quantidade de calor. Resultante de processos geológicos ou da combustão incompleta (ou controlada) de matérias orgânicas.
TIPOS: * CARVÃO VEGETAL: produto sólido obtido por meio da carbonização da madeira, cujas características dependem das técnicas utilizadas para sua obtenção e o uso para o qual se destina. O rendimento do carvão vegetal gira em torno de 25 a 35%, com base na madeira seca.
Referente às técnicas de obtenção, temos, por exemplo, o CARVÃO ATIVADO. Que é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto, um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases. Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.
[curiosidade]: Também é possível produzir carvão ativado a partir da queima de ossos bovinos a alta temperatura.
* CARVÃO MINERAL: O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, com grande potencial combustível que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. As formas mais duras podem ser consideradas rochas metamórficas devido à posterior exposição à temperatura e pressão elevadas. É composto primeiramente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio e elementos vestigiais. Quanto maior o teor de carbono mais puro se considera. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa, linhito, hulha e antracito, em ordem crescente do teor de carbono.
- TURFA: é um