Resumo do livro 1984
O livro começa falando de winston Smith, mostra a sua casa e que em tudo era vigiado por uma "tela tela". Mas não só ele e sim todos que faziam parte do partido externo. Ele era obrigado a fazer o que todos faziam quando aparecia o Grande irmão falando o enaltecendo e gritando o ódio. Mas ele não gostava de fazer isso, mas não podendo demostrar ele compra um diário e em uma parte do seu apartamento onde a tela tela não consegue visualizar ele começa escrevendo "Abaixo o Grande Irmão", tendo consciência que se o pegassem poderia até ser morto.
Winston tem a impressão de estar sendo perseguido por uma moça, que usava uma faixa estreita com o símbolo escarlate, era o símbolo da liga juvenil antissexo. Ele ate pensava que ela poderia ser agente da polícia de ideias. Mas o surpreendendo ela o deixa um bilhete pedindo para se encontrarem e dizendo que o amava.
Julia e Winston passaram a se encontrar de forma que o partido não desconfiasse e ninguem poderia saber, Julia pede para se encontrarem mas vezes mas ela estava ciente de que em uma mês não poderiam estar se encontrando no mesmo lugar. Eles queriam ter a liberdade de viver o romance. Mas o Partido Repudiava o amor, eles pregavam o ódio, inclusive usavam slogans que diziam, "Guerra é Paz"; "Liberdade é Escravidão"; "Ignorância é Força".
Eles tentaram lutar contra o partido e procurando alguém que fosse do contra para eles se juntarem, mas o grande irmão tinha tudo bem esquematizado e nada passava sem ser gravado, até em quem eles confiavam era do partido do Ditador o "Grande Irmão". Eles foram presos e torturados, onde começam a aceitar o mundo que lhes são imposto, e passam por um estagio de adaptação onde são forçados a aceitar, aprender e entender. O partido os separaram, se traíram e foram soltos, onde se encontravam ocasionalmente nas ruas, já não eram as mesmas pessoas. Finalmente Winston sorri, já adaptado ao mundo, ele ama o "BIG BROTHER".
O que o livro mostra?
Um grande ditador de regras que