Resumo do Filme O Discurso do Rei
O presente trabalho consiste em fazer uma análise do filme: O Discurso do Rei, com base no que foi trabalhado em sala de aula e com as observações particulares.
O filme conta a história de Bertie, filho do rei George V, que sofre de um problema de fala debilitante desde que se lembra. Quando seu pai morre e seu irmão abdica do trono, Bertie é coroado o rei George VI da Inglaterra e precisa então tratar de sua gagueira, pois precisa falar com o povo no discurso mais importante da sua vida: aquele no qual precisa inspirar e apoiar seu país, que está na beira de uma guerra.
Sua esposa o convence a se consultar com um terapeuta da fala, Lionel Logue, que tem fama de possuir métodos ortodoxos e controversos. Esse trabalho tem o objetivo de fazer uma análise de como acontece o tratamento de Bertie, quais o métodos utilizados por Lionel e como se forma a relação entre os dois.
No primeiro encontro entre Bertie e Lionel é feita a Entrevista de triagem, onde Lionel busca fazer uma avaliação de Bertie, investigando se ele quer mesmo ser tratado, para poder avaliar ou não a pertinência do início do processo terapêutico.
Isso fica evidente quando, no primeiro encontro deles, quando Bertie pergunta: “Não vai começar o tratamento, Dr. Logue”, ao passo em que ele responde: “Só se estiver interessado em ser tratado”.
A princípio, pode parecer estranho, pois se tem como princípio que quando alguém busca um terapeuta, é porque deseja ser tratado, mas o que Lionel queria saber era a disponibilidade dele em ser tratado. Se ele estava mesmo interessado em se disponibilizar ao tratamento de Lionel, o qual era diferente de todos os outros que Bertie já tinha feito, pois entra no campo da recordações de Bertie, que a princípio, não gosta.
Lionel também precisa identificar se esse desejo de mudança é mesmo dele ou se vem de fora, de sua esposa, por exemplo. Pois até então Bertie havia passado por diversos tratamento e não havia apresentado melhoras e Lionel