Resumo do filme sócrates
O filme aborda diálogos do pensador e seu discípulo. Um cidadão ateniense diz que Sócrates é o mais sábios dos homens, porque ele é o único que reconhece a ignorância, pois ele disse ao ateniense “Só sei que nada sei”. Sócrates seguiu sempre pelo caminho da reflexão e raciocínio. Ele caminhava pelas ruas fazendo perguntas, as pessoas que encontrava “o que é o belo, a justiça, a piedade?”. Os diálogos em que Sócrates participava sempre terminavam com uma pergunta a mais, do que resposta fechada a reflexão, ele tentava criar uma situação de dúvida.
Não adiantava fazer perguntas a Sócrates esperando resoluções sem esforço, porque ele não tinha resposta, ele apenas fazia perguntas e buscava a da verdade. Ele nunca cobrava pelos seus ensinamentos, pois ele acreditava que conhecimento não tinha preço, e evidentemente que a sabedoria não podia ser vendida.
Para esse filosofo a pessoa sapiente não podia vangloriar-se de ser como tal, e caso chegasse a tão ponto, não passava de mero tolo. No entanto ao ter simplicidade e sinceridade para aceitar que não sabia de nada, tornava-lhe o possível a busca da sabedoria.
Sócrates foi condenado à morte, foi julgado por não acreditar nos deuses, por corromper a juventude, cometer a impiedade e criar novas crenças, preferia a morte a negar suas convicções. Críton um de seus discípulos tentou convencê-lo a fugir da prisão, mas ele não aceito preferi-o a morte. Sócrates morreu ao tomar um veneno chamado cicuta. Ele acreditava que quando morresse seu corpo a alma