Resumo do filme- Sócrates
O filme começa mostrando o contexto histórico em que Sócrates vivia que no caso era a batalha entre Esparta e Atenas, onde Atenas é derrotada por Esparta, passando a ser dominada politicamente por ela.
Sócrates tentava levar conhecimento às pessoas, instigando-as a pensar e também a questionar sobre as coisas que aconteciam ao seu redor. Ele falava para as pessoas que não tinha conhecimento sobre nada e que por isso ele sempre estava atrás de aprender coisas novas, adquirindo assim mais sabedoria. Assim para ele o verdadeiro filósofo é aquele que admite não saber nada, visto que para ele quando uma pessoa acha que já sabe de tudo ela para de buscar novos conhecimentos, enquanto uma pessoa que reconhece a sua ignorância estará sempre procurando conhecer outras coisas.
Devido as suas ideias inovadoras para a sociedade ateniense, Sócrates atraia a atenção de muitos jovens. Com isso muitos jovens que o admiravam passaram a segui-lo. Ele não cobrava por seus ensinamentos, pois acreditava que o conhecimento não tinha preço.
Diante disso Sócrates é acusado de corromper a juventude, incitando os jovens a rebelar-se contra as leis e também de renegar os deuses. Ele é então condenado à morte, quando o que ele fazia era ensinar aos jovens que não se devia aceitar ou crer em tudo o que lhes era dito, sem questionar, ou seja, para Sócrates ninguém era dono do saber ou da verdade absoluta sobre as coisas. Na verdade o que Sócrates quis nos mostrar é que devemos sempre questionar e buscar outros conhecimentos.
No final, antes de tomar seu cálice de cicuta (um veneno mortal), ele tem um embate com os amigos e discípulos sobre se morrer era para ele um bem ou um mal.