Resumo do filme “nos que aqui estamos, por vos esperamos”.
O presente resumo trata da relação entre os temas abordados nas aulas e o documentário “nos que aqui estamos, por vos esperamos”.
O tema envolve os aspectos do comportamento humano, o desenvolvimento destes aspectos, considerando a história humana, com base na psicologia sócio histórica proposta por Vygotsky.
A partir da premissa de que “O homem é um ser sócio histórico.” Leva-se em consideração que a origem comportamental do homem é desenvolvida com base na sociedade e no contexto histórico em que ele vive. Vygotsky cria a sua teoria com base no desenvolvimento cultural humano por meio da linguagem, um chamado instrumento para ele, com os quais se pode interferir na natureza para muda-la e provocar mudanças nos próprios indivíduos. Para ele as funções psicológicas superiores são determinadas histórica e culturalmente.
Tendo em conta que para Vygotsky o homem é produto da cultura que ele próprio cria, determinado nas interações sociais, utiliza a linguagem como instrumento para ser determinado e determinante de outros indivíduos, e a atividade cerebral é sempre mediada por instrumentos e signos. Em resumo, ele considera o homem um ser total. Além disso, seus estudos sobre desenvolvimento seguem duas linhas: uma de base biológica por um processo elementar, e o outro superior de origem sociocultural.
Todos estes fatos estão relacionados com o documentário assistido, que mostra através de imagens, nomes e frases de pessoas comuns como grandes filósofos, historiadores, escritores, cientistas etc., grandes guerras e acontecimentos históricos que mudaram o mundo, que mudaram pensamentos, ideologias, e realidade de muitos indivíduos. Mudanças e descobertas do século XX, como a máquina fotográfica, a industrialização, a inserção da mulher no mercado de trabalho, o metrô, o telefone etc. que mudaram o mundo. Mostra também, o funcionamento e a administração da produção e da mecanização do trabalhador, o surgimento do consumo em massa, a crença de cada país, o