resumo do filme meu nome e radio
No filme, Meu nome é Rádio, o autor denuncia antes de tudo a exclusão social que faz com que as pessoas com necessidades especiais fiquem á margem da sociedade e sejam vistas como alguém incapaz, que tem uma doença contagiosa, ou que cometeu um crime hediondo ou que ainda que não tem a menor importância pra sociedade .Denuncia essa que, usa como refúgio a base de um a história real, através da personagem Rádio que a princípio é alguém rejeitado ,apesar de aparentemente feliz logo a seguir faz-nos refletir sobre a necessidade do ser humano de viver em sociedade, de ter amizades e oportunidades de se desenvolver na convivência com seus semelhantes apesar das diferenças, dificuldades e deficiências que todos temos. Mostra também que com compreensão, da ajuda, da amizade incondicional e da aceitação as pessoas podem se tornar melhores e serão capazes de se desenvolverem. Rádio, no início do filme mal conseguia falar e pela confiança demonstrada pelo técnico Jones, torna-se outra pessoa: expansiva, comunicativa; Rádio sai da introspecção para a alegria de aprender a ler e escrever, anunciar o cardápio da escola no microfone e de ser assistente do técnico Jones que era o seu maior incentivador. Rádio sofre com algumas perseguições tanto dos colegas de colégio que tentam usar sua inocência para prejudicá-lo quanto das pessoas da comunidade que se mostram intolerantes e excludentes,pois não querem aceitar a presença dele no colégio e sua participação ativa dia a dia do mesmo.
Esse filme baseia-se na historia real de James Robert Kennedy, fã do time T.L.Hanna High School, da cidade de Anderson (Carolina do Sul) onde o técnico Jones quando mostra o desprendimento de raríssimas pessoas em aceitarem os outros como elas são a partir disso fazer a diferença na vida das mesmas.
A mãe de Rádio estranhou tal atitude do técnico Jones, fica arredia de início perguntando qual a intenção dele que o movia a ajudar o seu filho. O técnico