resumo do filme: Jornada pela justica
Crise financeira!@
Há quatro anos que o mercado não se cansa de falar em crise na Europa. Desde a quebradeira geral, primeiro dos Estados Unidos e depois do restante do mundo, que muitos países europeus não conseguem sair do buraco em que se enfiaram. Grécia, Espanha, Itália e Portugal encabeçam a lista das grandes potências que hoje patinam, patinam e parecem não sair do lugar. Pior ainda, cada dia mais surgem novos problemas, novos dramas e aparentemente nenhuma solução.
Mas o problema que boa parte dos países da zona do Euro enfrenta atualmente está muito além da origem econômica. Claramente a Europa vive hoje uma crise de identidade. E talvez um dos símbolos que evidencia isso, na atualidade, seja a relação de Paris com o esporte.
O reaparecimento do Paris Saint-Germain ao mapa da bola, reconduzido pelos petrodólares do Qatar, é a síntese do conflito que está por trás da crise econômica europeia. A alternativa do PSG foi se juntar aos ricos. Definhando, sem poder de compra perante os rivais, sobrou ao clube a alternativa mais simples. Vendeu para um bilionário o controle acionário e, como um novo rico, foi às compras, montou um bom time e agora caminha para alguns anos de soberania na França e duelo grande na Europa. Algo impensável há sete anos, mesmo com a abundância de grana no continente, o PSG hoje é uma potência. Mas só conseguiu isso graças à venda