Resumo do filme Exôdo para atividades complementares
Êxodo Deuses e Reis
É uma história sobre a coragem de um homem para derrubar o líder de um império,levando 600 mil escravos a uma jornada monumental para escapar do Egito e das pragas que o aterrorizam.
Há mais de 400 anos, o povo hebreu foi escravizado pelo faraó do Egito, e foram obrigados a trabalharem nas construções das cidades de Pitom e Ramsés.
Tudo o que eles mais queriam era reconquistar sua liberdade e voltar para a terra prometida, mas o faraó não permitiria que isso acontecesse, principalmente depois que uma profecia foi feita dizendo que entre os hebreus nasceria um menino que libertaria a todos os escravos e os tiraria do Egito. Assim sendo, ordenou que todos os primogênitos hebreus recém-nascidos fossem mortos na esperança de que o futuro líder estivesse entre eles.
Moisés era conhecido como o príncipe do Egito, apesar de não ser filho de sangue do faraó, porém foi por ele criado como se fosse, crescendo ao lado do seu irmão adotivo,e aprendendo tudo o que um grande líder deveria saber. Moisés e Ramsés sempre se deram bem e compartilharam os palcos de batalha, encabeçando ataques que traziam glória para o antigo Egito, até uma nova profecia ser feita.
Ramsés tinha medo de ser ofuscado pelo irmão, e começou a vê-lo com desconfiança e a sentir muito ciúmes, porque no fundo sabia que Moisés era muito mais competente para assumir o lugar do rei do que ele.
Quando boatos surgiram no ar, indicando que Moisés era na verdade um hebreu,Ramsés viu naquilo a oportunidade de bani-lo de suas terras para todo o sempre.
Aturdido, tentando assimilar os acontecimentos recentes que destruíram a sua vida por completo, Moisés vai embora e enfrenta sozinho os caminhos traiçoeiros por onde passa. Só não imaginava encontrar Deus em suas andanças, que se revela e recruta o general para cumprir as suas ordens.
Agora cabe a Moisés voltar