Resumo do Filme Camisa de Força
Analisando o filme Camisa de Força, aponte cada uma das funções mentais superiores que percebeste no filme, relacionando com a cena mencionada.
Assistindo ao filme “Camisa de Força” pode-se perceber a presença de algumas funções mentais superiores, tais como:
Sensação: Esta Função Mental Superior encontra-se, por exemplo, nas cenas em que o personagem Jack tem drogas experimentais injetadas em seu corpo; primeiramente experimenta a sensação da dor e posteriormente as sensações alucinógenas causadas pelos efeitos destes “medicamentos”.
Percepção e Atenção: No filme, as Funções Mentais da Percepção e Atenção se mostram quando o personagem está mexendo nos pertencentes de Jackie e enxerga (percebe) a placa de identificação que outrora lhe pertencia e passa então a focalizar toda a sua atenção neste objeto.
Orientação: Tal Função Mental é apresentada, quando a médica psiquiátrica pergunta para Jack (paciente) em que ano estavam e ele responde que estão no ano de 1992; corroborando que o mesmo conseguia situar-se no tempo e espaço.
Consciência: Percebe-se no filme que esta Função Mental apresenta-se de duas formas: preservada, quando o “paciente” estava lúcido (diálogos com a Psquiatra) e em outros momentos rebaixada, quando Jack estava sonolento em razão da forte medicação que consumia.
Memória: Esta Função Mental Superior evidencia-se toda vez que o personagem Jack é imobilizado em uma camisa de força e trancado por um longo tempo em uma gaveta de cadáveres (necrotério); desta forma tem acesso a memórias outrora “reprimidas” e/ou “restringidas” em razão da amnésia que sofrera, decorrente do tiro que levara quando estava na Guerra do Golfo.
Cabe citar o acesso que teve às suas memórias no dia em que o policial foi morto, crime este de que foi acusado, mas na que na verdade não cometeu.
Linguagem: Há várias cenas que remetem a presença da Função Mental Superior da Linguagem; destaca-se, porém os diálogos de Jack com a