Resumo do Filme 1492
O filme focaliza o espirito de vanguardista de Colombo, suas negociações com a Coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América. Deixa bem claro também o poder exercido pela igreja católica romana nas questões politicas e econômica. Os mitos e tabus que dominavam o pensamento do homem naquela época é também uma forma de dominação da igreja.
Mostrando as rotas que podiam ser ultrapassadas, porem uma era dominada pelos turcos e assim impediam as nações europeias de trafegar essa região, ao qual os colocavam numa situação de superação dos seus medos e mitos, tidos na época. Porém alguém corajoso como Cristovam Colombo para ir à busca da superação, desafiando a igreja para provar a teoria de que a terra não girava em torno de Deus (teocentrismo) e não guardava nenhum abismo. O que lhe interessava na América eram as especiarias e o ouro principalmente, para garantir a seu reino fortunas. A viagem foi calculada, mas algo saiu errado e Colombo não esperava que fosse além das Índias descobrindo novas terras, chegando assim na Ilha de Guanandis (América Central).
A América era povoada por diversos grupos de índios, uns que viviam em civilização mais avançada e outros não, com culturas e hábitos totalmente diferentes, porém alguns membros da tripulação de Colombo acabaram se tornando índios com o convívio, de inicio diziam que era uma terra de grande riqueza, definindo como o paraíso.
Sem o apoio da maior potencia da época Portugal, Colombo foi até Espanha recebendo ajuda dos reis e católicos. As dificuldades encontradas nas novas terras e a relação de Colombo com a nobreza demonstra que os nobres não queriam dividir seu reino com um homem que não vinha da nobreza. Então ao final