Resumo do documentário de mathilde nader

577 palavras 3 páginas
Nascida em Piracicaba, São Paulo, Mathilde Neder destacou-se pela sua atuação em Psicologia hospitalar, psicoterapia breve, psicoterapia familiar e psicossomática. Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, em 1946, Mathilde especializou-se, pela mesma universidade, em Psicologia educacional, Sociologia educacional, Administração escolar, Pedagogia e Psicologia clínica.

Entre 1952 e 1954, começou seu trabalho como colaboradora na Clínica Ortopédica e Traumatológica (atualmente Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da USP – HC, acompanhando psicologicamente crianças submetidas a cirurgias de coluna e suas famílias. Esse evento marcou o início da Psicologia hospitalar no Brasil. Em 1957, Mathilde passou a atuar no recém-criado Instituto Nacional de Reabilitação na USP (atual Divisão de Medicina de Reabilitação). Pioneira no desenvolvimento da psicoterapia breve no Brasil, a psicóloga aprofundou, nesse período, suas atividades na Psicologia hospitalar.

Em 1967, sua atividade em reabilitação foi registrada em artigo de sua autoria, divulgado pela Organização das Nações Unidas – ONU, na publicação Psychological Services in the Rehabilitation of the Disabled. Em 1972, Matilde obteve doutoramento em Psicologia clínica pela USP, e, em 1974, passou a dirigir o recém-criado Serviço de Psicologia da Divisão de Reabilitação Profissional de Vergueiro, do HC. Em 1982, assumiu a coordenação das atividades psicológicas do Instituto Central do HC, montando e dirigindo a Unidade de Psicologia (posteriormente denominada Divisão).
Cinco anos depois, em 1987, Mathilde assumiu a Coordenadoria das Atividades dos Psicólogos do HC. Nessa função, foi presidente, entre 1991 e 1998, do conselho diretor e editoria da revista Psicologia Hospitalar. Criada por sua própria iniciativa, trata-se de publicação inédita nesse gênero no País.

Mathilde Neder também teve atuação destacada na criação e coordenação de cursos de Psicologia em nível superior.

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas