Resumo do conhecimento
É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. Conhecimento cientifico:
Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. Conhecimento Filosofico
O conhecimento filosófico consiste em uma ideia reflexiva onde a solução é a razão, diante de uma lógica para encadear as ideias, o conhecimento filosófico se preocupa em questionar o relacionamento do indivíduo com o meio em que está inserido buscando a verdade sobre a vida, o universo ultrapassando o limite imposto pela ciência .
Ela não se preocupa se as conclusões tiradas são comprovadas cientificamente.
A essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse.
A filosofia interroga o próprio saber e tranforma-o em problema.
O conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado.
Conhecimento religioso
É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criadordivino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. o conhecimento religioso ou teológico parte do princípio de que as "verdades"tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).
“Evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.”
“O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos”.
"No início, nada existia... Então Deus disse: - 'Faça-se a luz.', e a luz se fez."
"O conhecimento religioso é recebido pela fé e pela revelação, e não está em aberto para o questionamento científico ou para a dúvida cética"
O senso comum.
Se baseia na