resumo do coletivo de autores
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Coletivo de Autores - Metodologia de Ensino da Ed. Física
O livro Coletivo de Autores - Metodologia de Ensino da Educação Física, foi escrito com base na realidade do professor de Educação. Física, que tem baixos salários, que não tem recursos materiais para ministrar uma aula, entre vários outros motivos negativos. Como o próprio livro diz em sua introdução "Este livro expõe e discute questões teórico-metodológicas da Educação Física, tomando-a como matéria escolar que trata, pedagogicamente, temas da cultura corporal, ou seja, os jogos, a ginástica, as lutas, as acrobacias, a mímica, o esporte e outros. " e " Os leitores encontrarão aqui elementos básicos para: a) elaboração de uma teoria pedagógica; b) elaboração de um programa específico para cada um dos graus de ensino."
No primeiro capítulo, o livro traz a ideia do professor eleger uma ideologia para sua prática.
O brasil tem várias classes sociais, onde cada uma delas tenta se manter ou se reerguer, a classe trabalhadora mais ainda, pois normalmente o desejo de se subir para outra classe é maior. Quando ligamos a televisão e assistimos os telejornais, podemos ver manifestações, que mostram o que uma parte da população deseja, pois quando ocorre uma manifestação dá a sensação de que o país está unido mas nem toda a população deseja uma melhoria, afinal estamos no capitalismo, e muitas empresas querem ganhar dinheiro nas custas dos trabalhadores.
Como todos esses movimentos vem a crise. Crise pedagógica também, pois muda-se valores, conceitos, justamente no que um professor de Educação Física trabalha. Como o texto aconselha " Todo educador deve ter definido o seu projeto político-pedagógico. Essa definição orienta a sua prática no nível da sala de aula: a relação que estabelece com os seus alunos, o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente, bem como os valores e a lógica que desenvolve nos