Resumo do capítulo 2 do livro estratégias de marketing e posicionamento competitivo
Capítulo 02: Planejamento Estratégico de Marketing
O objetivo de uma empresa que desenvolve uma estratégia de marketing é garantir que as suas capacidades sejam competitivas com o ambiente de trabalho em que ela atua. Para isso, devem-se avaliar os pontos fortes e fracos da empresa, além das oportunidades e ameaças atuais e futuras.
O planejamento estratégico busca saber em qual negócio estamos agora; o que está acontecendo no mercado e o que o negócio deveria estar fazendo. A estratégia preocupa-se mais com a efetividade do que com a eficiência e dedica a maior parte do seu tempo ao gerenciamento das operações cotidianas.
Ao adotar uma mentalidade estratégica, a empresa não se restringe apenas à descrição da função da gerência de marketing, mas também todos os executivos de primeiro escalão da empresa ou da organização devem ter uma responsabilidade para com o desenvolvimento do perfil estratégico da empresa e para com a criação de um enfoque estratégico para com ela.
Sendo assim, o gerenciamento de marketing tem um papel cada vez mais importante ao desempenhar o gerenciamento da interface entre a organização e seu ambiente constituído tanto pelos clientes como pelos concorrentes.
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing pode ser analisado em três níveis: o desenvolvimento de uma estratégia central, a criação do posicionamento competitivo da empresa e a implementação da estratégia.
O estabelecimento de uma estratégia de marketing efetiva começa identificando-se os objetivos de marketing e o enfoque mais amplo para atingi-los. Isso se dá por meio de uma avaliação detalhada e criativa das capacidades da empresa, dos seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e das oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente.
Feito isso, são selecionados e identificados os mercados-alvos, e ao mesmo tempo define-se a vantagem diferencial/competitiva da empresa e