Resumo do capítulo 1 - Fundamentos de Economia
1.1 Introdução
As questões econômicas são inúmeras e há todo momento ouvimos e lemos sobre elas. Como, por exemplo: sobre o aumento dos preços, o desemprego, o comportamento das taxas de juros, entre outros.
Os cidadãos comuns discutem esses assuntos, já com opiniões formadas sobre quais medidas o Estado deve tomar. Mas, para uma pessoa que ocupe um cargo de responsabilidade em uma empresa, a análise dos problemas econômicos, só poderá ser feita com conhecimentos teóricos mais sólidos.
O estudo da Ciência Econômica tem por objetivo analisar os problemas econômicos e encontrar as melhores soluções para resolvê-los.
1.2 Conceito de Economia
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade escolhem distribuir recursos produtivos escassos, ou seja, recursos limitados a todos da sociedade para satisfazer as necessidades humanas.
O problema comum das sociedades de todo mundo é que os recursos produtivos são limitados, finitos. Já as necessidades humanas são ilimitadas, infinitas e se renovam, ou seja, criamos novas necessidades sempre. Até o país mais desenvolvido não possui todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.
A escassez de recursos faz com que a sociedade escolha entre alternativas de produção e distribuição para atender a todos, sendo assim a questão central do estudo da economia.
1.2.1 Os problemas econômicos fundamentais
A origem dos problemas econômicos fundamentais está relacionada à escassez dos recursos e as necessidades humanas infinitas. São eles: O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
O quê e quanto produzir: a sociedade escolherá entre as opções de produção, quais os produtos que serão produzidos e também suas quantidades;
Como produzir: a concorrência é quem decidi o método de produção dos bens e serviços. Entre os métodos mais eficientes, os produtores escolhem aquele que possuir o menor custo de produção