Resumo do Capítulo 1 da obra Ética (Adolfo Sánchez Vásquez)
O primeiro capítulo do livro de Adolfo Sánchez Vásquez tem como intuito demonstrar e esclarecer qual é o elemento de estudo da ética, como já diz em seu título. Para alcançar tal meta, o autor decompõe o capítulo em cinco subdivisões relacionadas à ética: Problemas Morais e Problemas Éticos; O Campo da Ética; Definição de Ética; Ética e Filosofia; A Ética e Outras Ciências.
“A ética é a teoria que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade”, ou seja, é a ciência da moral. É fluida, pois é encarregada de investigar e explicar o comportamento humano levando em conta sua totalidade, diversidade e variedade de forma atemporal, logo, não apenas descrever. Por incluir essa característica atemporal, tem garantido seu caráter científico (ou teórico) e evita que seja classificada como uma disciplina simplesmente pragmática. Contudo, a moral é o comportamento adquirido pelo homem através do ambiente externo modificado por ele, que molda um mundo com padrões humanos e transforma a própria natureza, ou seja, integra seus costumes.
A ética atua como toda teoria: explicando, esclarecendo ou investigando uma comunidade e elaborando conceitos correspondentes. O profissional da ética age como um mediador do comportamento moral do homem e da comunidade que o cerca, de modo que sempre permaneça imparcial, racional e profissional, ou seja, não tem por direito formular juízos de valor sobre os costumes (prática moral) de outras culturas ou épocas sem que haja um prévio juízo de fato, porque afinal, isso é ciência.
Na primeira divisão – Problemas morais e problemas éticos – a discussão gira em torno do questionamento sobre o que é um problema prático (cujo estudo é de competência da moral), o que é um problema teórico (cujo estudo cabe à ética) e o como agir em cada situação. O indivíduo, ao deparar-se com um