Resumo do capítulo 1 administração teoria e pratica no contexto brasileiro
No mundo contemporâneo, as organizações são bem presentes na vida civilizada, fornecendo vários meios para atender as necessidades humanas, e, para conseguir chegar aos seus objetivos, elas devem usar corretamente os seus recursos, que é o fruto de uma boa administração. São os administradores que guiam e ajudam as organizações a alcançar as suas metas. Existem administradores em diversos lugares do Brasil, em variadas organizações, de todos os tamanhos e finalidades.
As organizações são grupos criados e compostos por pessoas para alcançar alguma meta em comum que talvez não conseguissem alcançar sozinhos. Elas podem ser formais, como uma empresa, ou informais, como um grupo de amigos se reunindo para jantar todo domingo, mas independente de sua forma, elas sempre tem características em comum. Cada organização possui um propósito, é composta por pessoas e tem uma estrutura organizacional.
Com a criação das organizações, se torna necessária a administração. Os administradores são os responsáveis por tomar decisões e atingir os objetivos da empresa com eficácia e eficiência. Ser eficiente é trabalhar conscientemente para minimizar os recursos utilizados e o desperdício. Ser eficaz é cumprir os objetivos da empresa. Os administradores ou gestores estão ligados diretamente aos resultados, tendo a responsabilidade de ajudar os funcionários ou trabalhadores a alcançar os objetivos da empresa. A administração da organização é dividida em três níveis: o estratégico, que compreende os administradores de topo, responsáveis pelas principais decisões tomadas pela organização; o tático, que são gerentes responsáveis por uma área funcional específica da empresa, que interagem diretamente com os níveis estratégico e operacional e por fim, o operacional onde atuam os supervisores de 1ª linha,responsáveis por uma operação ou tarefa e orientando a execução dessas atividades.
O processo de administração é