Bomba hidraulica
Introdução 2
1. Máquinas Hidráulicas ou Aparelhos Hidráulicos 3
Definição 3
2. Bomba hidráulica 5
Tipos 5
Aplicações 7
3. O Manómetro de Pressão 8
Características e tipos de manômetros 8
4. Trovão Hidráulico ou Freio hidráulico 12
Os freios a disco 12
Os freios a tambor 12
Conclusão 13
Introdução
Quando se pretende converter a energia de uma corrente líquida para a energia mecânica pode se capturar esta energia por rotor e transmiti-la por um eixo, ou pode se processar no sentido inverso. As maquinas utilizadas para este tipo de conversão são denominadas máquinas hidráulicas. A energia mecânica que se retira ou introduz na corrente líquida pode ser feita tanto por um eixo (bombas e turbinas centrífuga) como através de outros sistemas mecânicos, como por exemplo, as primeiras máquinas hidráulicas de elevação de água compostas por uma serie de recipientes elevados em conjunto através de uma corda de corrente. Vamos com mais detalhes no presente trabalho falar das maquinas hidráulicas, sua classificação, manômetro (instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos) e no final do sistema de travagem Hidráulica.
1. Máquinas Hidráulicas ou Aparelhos Hidráulicos
Definição
MÁQUINA HIDRÁULICA: É uma máquina através da qual escoa água, e que tem a finalidade de trocar energia hidráulica, do escoamento, em energia mecânica, fornecida ou cedida por outra máquina. O escoamento flui continuamente e opera transformações do tipo:
E mecânica ⇔E cinética ⇔ E pressão.
Conceito geral das Máquinas Hidráulicas
Classificação
As máquinas hidráulicas podem ser classificadas em:
Máquinas operatrizes – introduz no líquido em escoamento a energia externa, ou seja, transformam energia mecânica fornecida por uma fonte (um motor elétrico, por exemplo) sob a forma de pressão e velocidade (Exemplo: Bombas Hidráulicas);
Máquinas motrizes – transformam energia do líquido e a transferem para o exterior, isto é, transformam a energia hidráulica em outra forma de energia (exemplo: