Resumo do capitulo 7.do livro: panorama do novo testamento
O texto aborda de forma sucinta as principais características da vida e do ministério público de Jesus, assim como o estilo e o conteúdo dos seus ensinamentos.
As datas de 27 a 30 d.C foram propostas para delimitar o tempo da carreira pública de Jesus, apesar haver algumas incertezas quanto a esse período. Entretanto, esse ministério é divido em três períodos: obscuridade, popularidade e rejeição.
O período de obscuridade é o período do inicio da vida pública de Jesus. Esse período vai desde o ministério anunciador de João Batista e o batismo de Jesus, a tentação de Jesus, até o começo do seu ministério na galiléia. O período da popularidade corresponde ao período pregação e realização de milagres pela galiléia. O período de rejeição foi um período de idas e vindas de Jesus pela Peréia, Judéia e Galiléia até o fim da sua vida. Nesse período a intenção de Jesus foi instruir seus doze apóstolos, ao invés de estar constantemente com a multidão. Essa época também foi marcada pela proclamação de várias parábolas.
Com a entrada triunfal em Jerusalém teve o início a ultima semana de vida de Jesus. Nesse período houve a purificação do templo, debate com os Saduceus e fariseus no átrio do templo, a proclamação do sermão profético, a traição de Judas Iscariotes, a última ceia, o julgamento de Jesus na sexta feira da paixão, sua crucificação e na manhã do domingo, a sua ressurreição. A partir desse momento iniciou-se o seu ministério pós ressurreição, ao qual Jesus apareceu diversas vezes aos discípulos por quarenta dias. Depois disso ele ascendeu aos céus, e após alguns dias, houve o derramamento do Espírito Santo no dia da festa de pentecoste.
O estilo do ensino de Jesus era agradável e e colorido, cheio de figuras de linguagens e epigramas, e também trocadilhos. O conteúdo do seu ensinamento