Marketing - composto de preço
Em Marketing, preço é uma das quatro variáveis no Composto Mercadológico, ou marketing mix que os mercadólogos usam para desenvolver um plano de marketing. Segundo Jay Conrad Levinson, 14% dos consumidores decidem suas compras baseando-se exclusivamente no preço. Computa-se no preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.
2.1. O papel do preço no Composto de Marketing
No Composto de Marketing o preço é o único item gerador de receita. Por isso deve ser analisado com bastante atenção: * Criar novos produtos – Gera despesas com pesquisa, matéria prima, automação etc; * Distribuir os produtos – Gera despesas com logística, transporte e armazenagem; * Promover os produtos – Gera despesas com publicidade, mídia, patrocínios etc; * Definições de preço – Gera receita. Além disso o preço também é a variável mais flexível do composto de Marketing. É a única que pode ser ajustada a curto prazo. Talvez por isso as estratégias de preço sejam as mais utilizadas em situação de emergência. A definição de preços deve levar em conta os objetivos de marketing relativos ao produto. As decisões de precificação devem ser coerentes com o projeto do produto, sua política de distribuição e sua promoção. Deve estar de acordo com a percepção de valor que se tem do produto. Esta percepção é um cálculo mental que fazemos, envolvendo todos os benefícios que um determinado nos oferece e todos os custos envolvidos em sua aquisição. Ou seja, é a nossa percepção da relação CUSTO vs. BENEFÍCIO. - Custos: além do preço ou valor monetário do produto envolve também nosso gasto de tempo e energia para adquirir o produto.
- Benefícios: se dividem em Funcionais e Emocionais. Os funcionais são aqueles que o produto nos oferece diretamente (por exemplo, um carro nos oferece como benefício funcional a capacidade de locomoção). Os emocionais