Resumo do artigo “A internet e a nova revolução na comunicação mundial”
Campina Grande, 12 de Maio de 2014
Aluna: Fernanda Leite Aureliano
Curso: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo
Professora: Diana Resumo do artigo “A internet e a nova revolução na comunicação mundial”
No artigo “A internet e a nova revolução na comunicação mundial” a autora Raquel da Cunha alega que a linguagem permitiu à humanidade uma possibilidade fundamental, a de transmitir o conhecimento adquirido a partir de sons que foram transformados em símbolos e, posteriormente, alfabetos. A escrita trouxe consigo uma revolução na organização social humana, facilitando o desenvolvimento da ciência e desenvolvimento da civilização.
Raquel compara a inovação, que foi a escrita, séculos antes ao advento da internet, que propõe ao mesmo tempo interatividade e massividade. O pensamento linear foi substituído pela hipertextualidade digital, com associações complexas, bem mais aptas e completas para facilitar a compreensão dos fenômenos.
No primeiro tópico, “A revolução anunciada”, a autora mostra a internet como uma ampliação da capacidade humana e uma junção de todas as outras tecnologias já inventadas pelo homem. Nela existe, fundamentalmente, a oportunidade de interação com o que quisermos, é uma convergência de mídias. Somos todos receptores e emissores simultaneamente.
Na subdivisão seguinte, nomeada “A reconfiguração do espaço” é abordado pela pesquisadora uma das características mais profundas da influência de um meio de comunicação nas sociedades, a reconfiguração dos espaços percebidos pela mesma. As distancias são cada vez mais reduzidas e as pessoas aproximadas pelo ponto de vista da percepção, e a internet foi a ferramenta que obteve mais eficácia nesse âmbito. Em sua terceira parte, “A internet como modificadora das relações sociais e as comunidades virtuais”, o texto de Raquel aponta para a reorganização dos hábitos de socialização que a Internet proporciona. A formação de comunidades se dá pelo