Resumo do Artigo de Ivana Maria Schnitman
Ivana Maria Schnitman
Considerando a singularidade da educação on-line, mais do que nunca, faz-se necessário que o docente on-line assuma uma postura de educador-pesquisador. Portanto, ao pensar na mediação da aprendizagem através de elementos tecnológicos, o educador necessita rever o processo de aprendizagem, compreendendo que a análise, a reflexão e a resignificação do conhecimento são fatores importantes para redesenhar a práxis pedagógica nesta sociedade informacional.
O objetivo deste artigo foi verificar a relação de dependência entre o sucesso de uma experiência educacional on-line e a interação pedagógica mediada uma disciplina on-line. Para verificar esta questão, foram coletadas informações sobre os resultados de uma disciplina on-line, parte do currículo dos cursos de um programa de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior (IES) X.
Assim, a fim de examinar a relação de dependência entre a interação pedagógica mediada e o sucesso de uma experiência educacional on-line, estabeleceram-se parâmetros referentes à situação e aos resultados da orientação, assim como ao grau de interação estabelecido entre os orientadores e seus orientandos.
Nesta perspectiva, a mediação na educação on-line pressupõe que a interação do professor torne a aprendizagem mais interessante e interativa e que impulsione o aluno rumo ao sucesso da sua experiência educacional.
No entanto, nota-se que uma das principais carências é a falta de recursos humanos capacitados para atuar na educação on-line, sendo ainda poucos os educadores capazes de planejar, produzir, implantar e avaliar programas de EAD. Frente a este cenário, um dos grandes desafios que se apresentam é o da qualificação de docentes nas particularidades da metodologia e da didática da EAD on-line, esperando que, assim, haja uma melhoria significativa na práxis pedagógica desses profissionais.