Resumo do arquivo n da globo news
Autor: Alípio Madeiro Neto
Um dos maiores avanços da humanidade foi à informática. A Era Digital revolucionou diversos seguimentos da sociedade e levou comodidade até as atividades mais simples do dia a dia.
Hoje, praticamente tudo que se faz é processado por um computador. Seja o pagamento de uma conta bancária e multa até a compra de uma passagem aérea.
As primeiras máquinas eram complexas e utilizadas de forma precária. Eram gigantes e basicamente utilizadas em universidades e laboratórios. Ao longo dos anos, os computadores evoluíram e passaram a ter um formato simples, moderno e avançado que facilita as ações dos usuários.
O primeiro computador pessoal foi lançado por Bill Gates e as ações eram limitadas a pequenas coisas como planilhas e editor de texto. Em 1983, a introdução de jogos nos computadores foi à sensação desta época. As máquinas chegaram a custar até seis milhões de cruzeiros. Neste ano, os usuários podiam ainda receber informações de noticiários, prognósticos esportivos e horóscopo chinês tudo através da rede telefônica.
Três anos depois, 256 cores em uma palheta de 4096 cores e diversos níveis de cinza foram às inovações. O surgimento da impressora e imagens em três dimensões também foram destaques.
Em entrevista ao Arquivo N da Globo News, Bill Gates – fundador da Microsoft – disse que apesar dos computadores serem mais poderosos, o custo do PC baixou expressivamente nos últimos 20 anos. Para ele, os softwares estão em constante evolução e no futuro, o progresso será ainda mais rápido.
Hoje, a microeletrônica é a, 2ª maior indústria do mundo perdendo apenas para a indústria do petróleo. O Brasil ocupa a 8ª colocação. As grandes cidades brasileiras vivem em contato constante com as máquinas. A informática é utilizada como uma das ferramentas que auxilia na mão-de-obra. Com a revolução digital, a rede mundial de computadores deu um salto significativo e se tornou um dos melhores meios de interação, informação