Resumo de A Doutrina de Deus
PAULO RICASSIO COSTA DOS SANTOS
RESENHA DO LIVRO: A DOUTRINA DE DEUS
JOÃO PESSOA, 2013
PAULO RICASSIO COSTA DOS SANTOS
RESENHA DO LIVRO: A DOUTRINA DE DEUS
Trabalho de Teologia Sistemática, do Instituto Bíblico Betel Brasileiro. Professor: Inácio Rolim
JOÃO PESSOA, 2013
De um modo geral o livro “A Doutrina de Deus” escrito por Gerald Bray, autor cristão, é uma introdução de um assunto muito vasto dentro da teologia cristã como um todo. Ele se propõe a discorrer sobre a natureza de Deus, logo, iremos ter uma visão do ser de Deus, da criação, trindade, e assim por diante. O livro também nos remete a uma parte até pouco tempo desprezada, que é a tradição Ortodoxa, logo se percebe a riqueza e a importante mescla da teologia clássica e contemporânea junta á tradição Ortodoxa, nos fazendo refletir sobre assuntos muitas vezes negligenciados dentro da própria teologia em suas raízes, dessa forma somos muitas vezes confrontado com a profundidade, não só teológica, mas filosófica também, realizada pelos pais da igreja.
Um dos pontos positivos deste livro é o fato de ser uma rica introdução a um dos assuntos mais importantes da teologia como um todo, isso sem deixar de lado a riqueza histórica em que essa teologia é tratada pelos pais da igreja, tanto os do Ocidente como os do Oriente, nos fazendo muitas vezes no decorrer da leitura a repensar a nossos próprios conceitos teológicos na área.
Um dos pontos negativos a se destacar é a linguagem muitas vezes técnica de mais, não recomendaria a um leigo, outro ponto é que em alguns momentos o autor, talvez propositalmente, resume de mais o assunto, deixando assim algumas lacunas na