resumo de soldagem engenharia
Capítulo I – Introdução à Soldagem
Capítulo II – Terminologia e simbologia da soldagem
Capítulo III – Princípios de Segurança
1 – Aproximando-se duas peças metálicas a uma distância suficientemente pequena para a formação de uma ligação permanente, uma solda ente as peças seria formada. Apresente os obstáculos que impedem a formação desta ligação e comente os métodos principais que são utilizados nos processos de soldagem para superar estes obstáculos e formar a solda (os dois grandes grupos de processos de soldagem);
São divididos e dois grupos: Unidos por forças macroscópicas- rebite, aparafusamento e fixação por atrito; Unidos por forças microscópicas- originados por forças de wanderwalls devido a proximidade atômica, estão soldagem brasagem e colagem.
Obstáculos: dois tipos, rugosidades microscópicas mesmo em superfície polidas, diminui a área de contato; Sujeira como gordura e óxidos presentes na interface impedem a aproximação da duas superfícies.
Para contornar essa situação é utilizado ou pressão ou calor, originando assim uma subdivisão nos processos de soldagem: por pressão (ou deformação) e por calor.
2 – Apresente as vantagens dos processos de soldagem e faça uma comparação com a união por parafusos ou rebites e com o processo de fundição.
Os processos de soldagem possuem as vantagems de utilizar menos material para a união de duas juntas; não necessitar de vedações ; pode ser realizado em todos os ambiente; suporta tensões iquais as duas peças antes da solda quando bem executado; é extremamente versátil pode ser soldado qualquer liga. Comparado com os rebites e parfusos possue a vantagem de não necessitar de furos(redução de área) e fazer o isolamento da junta, muitas vezes possui confiabilidade e resistência mecânica maior. Comparado com os processos de fundição possui a vantagem de ser mais flexível quanto a espessura e geometria, diferentes materiais em uma mesma peça. As desvantagems são que as