Resumo de Sociologia
Sociologia E Seus Aspectos Históricos
A história do homem se inicia em território europeu, podendo ser considerada a origem de toda civilização ocidental e a geografia oficial até os tempos de hoje. Diante do imperialismo ocorrido na África, ocorre até hoje o embate entre as projeções dos países (Projeção de Mercator - modelo eurocentrista X Projeção de Peters - modelo que respeita a área total de cada país). Podemos afirmar que cada sociedade possui um ritmo histórico de acordo com sua cultura, seus costumes e desenvolvimento, e portanto, em tempos antigos, jamais poderíamos esperar uma uniformidade. O período pós-modernismo seguido da Nova Ordem Mundial deixa evidente que a maioria dos países tornaram-se bastante parecidos, em consequência do grande sucesso do capitalismo e da democracia, podendo até ser feito um paralelo com a teoria Darwinista de que apenas os melhores adaptados iram sobreviver (com $= capaz; sem $=incapaz).
Idade Média
As principais atribuições do pensamento social era a fé e a razão, visto que, durante a transição da Idade Média para a Idade das Luzes ocorreu o renascimento, período em que havia muita angústia diante o entendimento das coisas. Surge assim, um embate entre a Verdade Lógica Racional (gregos) X Verdade Revelada (medievais) X Verdade Científica (modernos). Walter Benjamim, diante dos acontecimentos, desenvolve o conceito de constelação - analisar e ligar os pontos em sua mente e assim chegar a imaginar a constelação por inteiro - que demonstrava as dificuldades de compreender o mundo no período renascentista.
Maquiavel
O pensador teve grande contribuição para a sociologia do século XIX, enfatizando a importância do estudo do poder criando uma teoria colada no real. Os principais conceitos por ele desenvolvidos foram:
A.) Virtù: Seria a capacidade do homem de estar a altura de sua própria ambição e consequentemente conseguir tudo o que quer. A mulheres seriam incapazes