Resumo De Rocha Menino 2009 Por Vilmar Fonseca
Rocha, M. I., & Menino, H. A. (2009). Desenvolvimento do sentido do número na multiplicação: um estudo de caso com crianças de 7 /8 anos. RELIME, 12(1), 103-134.
No artigo em questão, os autores apresentam um estudo de natureza empírica cujo objetivo principal é verificar e compreender como as crianças desenvolvem o sentido de números na multiplicação. Para isso é aplicado uma cadeia de quatro tarefas, com crianças das séries iniciais, de 7 a 8 anos de idade, de uma escola de Portugal, onde pretende-se descrever e analisar as estratégias utilizadas por elas, na resolução de problemas de multiplicação, que envolvem inicialmente contagem, visando a transição do calculo por contagem para o calculo por estruturação.
Os autores começam a abordagem apresentando uma descrição do projeto desenvolvido por eles, com professores de algumas escolas de Portugal, com o intuito de ajudar os seus alunos a desenvolverem o sentido dos números. Apresentam um esquema denominado “Ciclo de ensino” que permite ajudar a compreender a trajetória de aprendizagem seguida pelos alunos.
Em seguida apresentam um quadro conceitual, muito bem fundamentado, dos principais conceitos em que o estudo se baseia, a saber, sobre a importância da contagem e dos algoritmos; do sentido de número e; da multiplicação no contexto do sentido de número. Percebemos que a literatura apresentada pelos autores, como fundamentação desse estudo, está apresentada de forma clara, apresentando referências atuais.
Após estabelecer os alicerces da pesquisa os autores descrevem a metodologia utilizada na pesquisa. Pode-se inferir que a metodologia de investigação utilizada é especialmente de característica qualitativa, pois pretende-se descrever os procedimentos mais significativos, desenvolvidos pelos alunos, bem como os resultados apresentados, na aplicação das tarefas.
Como