Resumo de redes
A rede de computadores surgiu da necessidade de uma troca de informações onde se possa ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante de você. As redes de computadores são antigas, entretanto com a evolução tecnológica permitiu que os computadores pudessem se comunicar a um custo menor. E também existe a vantagem de compartilhamento de periféricos.
Tipos de Rede
Ponto a Ponto
Um tipo simples de rede fácil de ser montada. Tudo é feito sem muita burocracia e não há um micro que tenha um papel de servidor da rede, todos os micros podem ser um servidor de dados ou periféricos. Outra característica dessa rede é na impossibilidade de utilização de servidores de banco de dados.
Redes Cliente/Servidor
Esse tipo de rede é usado quando se deseja conectar mais de 10 computadores ou quando se deseja ter uma maior segurança na rede, então se faz necessário um servidor. A vantagem de se ter um servidor dedicado é a velocidade de resposta ás solicitações do cliente. Outra vantagem é que na rede cliente/servidor é uma forma centralizada de administração e configuração.
Para uma rede cliente/servidor podemos ter vários tipos de servidores.
• Servidor de Arquivos – É responsável pelo armazenamento de arquivos de dados. Exemplos: textos, planilhas eletrônicas, etc. Esse servidor só é responsável por entregar os dados ao usuário solicitante (cliente).
• Servidor Impressão – Responsável no processamento de impressão, fazendo o gerenciamento de impressões.
• Servidor de Aplicações – Responsável pela execução de aplicações do tipo cliente/servidor. Exemplo: banco de dados. Esse tipo faz processamento de informações.
• Serviço de Correio Eletrônico – Responsável pelo processamento e pela entrega de mensagens eletrônicas.
• Servidor de Comunicação – Usado para comunicação da sua rede com outras. Exemplo: internet.
Além desses existe outros tipos de servidores, dependendo da necessidade.
Componentes de uma Rede
Esses são os