Resumo de redes de alta velocidade
CAMPINAS
05/06/2013
Redes Metro-Ethernet
Introdução
Este artigo visa esclarecer os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnologia (Serviços Metro Ethernet). As principais documentações existentes sobre o assunto são geradas pela organização sem fins lucrativos MEF (Metro Ethernet Forum) que visa conceituar, difundir e especificar a Metro Ethernet.
Por que Ethernet?
A Ethernet se mantém no mercado a mais de 20 anos por ser simples e flexível. Ela é confiável, tem baixo custo e fácil manutenção. Não há nenhuma tabela de configuração para gerenciar a rede, nem softwares para controlá-la.
Por que Metro-Ethernet?
Metro Ethernet é um modo de utilizar redes Ethernet em áreas Metropolitanas e geograficamente distribuídas. Esse conceito surgiu, pois, de acordo com alguns estudos, o tráfego de dados estaria superando o tráfego de voz nas redes metropolitanas, portanto seria mais interessante utilizar uma infra-estrutura de transmissão de dados do que uma TDM (Time Division Multiplexing), criada para a transmissão de voz.
Ethernet é uma escolha lógica, devido ao seu baixo custo, flexibilidade e facilidade de manutenção e operação.
Serviços Metro Ethernet
O esquema básico do serviço Metro Ethernet é ilustrado abaixo. O provedor da MEN (Metro Ethernet Network) provê o serviço Metro Ethernet aos seus clientes. A ponta do cliente (CE) é conectada à MEN por meio da interface de rede do usuário (UNI). Isso ocorre por meio de uma interface Ethernet comum, operando a 10Mbps, 100Mbps, ou 1000Mbps.
Sob a perspectiva do provedor da MEN, os serviços podem ser oferecidos baseados em diversas tecnologias e protocolos, como SONET, WDM, MPLS, FRAME RELAY, etc. Mas sob a perspectiva do assinante, a conexão é sempre feita por meio de uma interface Ethernet comum.
Conexão Virtual Ethernet
Uma EVC (Conexão Virtual Ethernet), consiste na associação de uma ou mais interfaces de rede do usuário