Redes FTTH
Resumo
Levantamento Teórico
A construção de uma sociedade de informações e comunicação de informações conectada por redes de banda larga de altíssima velocidade é um objetivo bastante compartilhado por países desenvolvidos e em desenvolvimento. Por diversos fatores a implantação de redes de banda larga, sobretudo de fibra, ainda é uma realidade extremamente distante em muitos locais. A FTTH – fiber to the home ainda é baixa na maioria dos mercados devido aos elevados custos iniciais de implantação da rede. Os usuários finais argumentam, com base, que o não está disposto a pagar mais por mais largura de banda, seja ela trazida por cobre, wireless ou fibra.
O modelo comercial das companhias de telecomunicações tradicionais é verticalmente integrado: a operadora fornece a infraestrutura física, roda os equipamentos ativos para estabelecer a conectividade e vende serviços na rede. Hoje a quantidade de serviços disponíveis está crescendo dos bem estabelecidos telefonia, acesso a web, e-mail e televisão para os de rápido crescimento, como videoconferência, fluxo de compartilhamento de vídeo e música, jogos on-line, computação em nuvem até os novos e emergentes como TV 3D entre outros.
Os benefícios relativos a implantação de FTTH podem ser divididos em direitos, indiretos e induzidos. Muitos desses benefícios dependem e relacionam-se uns aos outros, algumas vezes de forma circula. Efeitos diretos se refere a velocidade de acesso bem maiores, disponibilidade de uma infraestrutura nova, a prova de futuro, e a ativada econômica direta gerada pela implantação da rede. Efeitos indiretos está mais para a maior velocidade de acesso, por sua vez, permite a entrada de serviços novos ou de melhor qualidade, como mencionado anteriormente e , tipicamente, leva a uma maior uso desses serviços. Alguns desses serviços somente funcionarão em conexões de fibra. Ampla disponibilidade das conexões de fibras e das altas velocidade de transmissão também é um poderoso