Resumo de Oceanografia Química
Instituto de Ciências do Mar
Curso de Oceanografia
Disciplina: VE0043 - Introdução a Oceanografia
Professora: Lidriana de Souza Pinheiro
Aluno: Rafael Duarte Viana Matrícula: 365212
O presente resumo visa apresentar uma explicação breve, porém geral, sobre a água que constitui os oceanos de nosso planeta, seu ciclo de movimento sobre a crosta, e algumas de suas principais características químicas e físicas, tema da aula de Introdução a Oceanografia dada no dia 15 de abril de 2014.
A oceanografia química é um ramo da Oceanografia que estuda os sólidos e gases dissolvidos no oceano, assim como sua relação com a geologia e biologia do oceano como um todo. Uma das maiorias aplicações da área é o estudo das propriedades da água que constitui o oceano e sua formação.
1. Ciclo da água
A maior parte da água presente na crosta da Terra encontra-se no oceano (cerca de 97%); o restante está dividido entre águas subterrâneas do continente, água doce de rios e lagos, e geleiras. Essa água está em constante movimento sobre a crosta. A este movimento, damos o nome de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Funciona resumidamente assim: a água presente nos oceanos (assim como nos continentes) após receber radiação solar, evapora, formando as nuvens. Através de diferenças de pressão na atmosfera e da rotação da Terra, essas nuvens dirigem-se para regiões de menor pressão e temperatura (geralmente nos continentes, em regiões montanhosas), onde então a água se condensa e precipita (na forma líquida, ou em alguns casos na forma sólida). Em seguida, por mecanismos de gravidade, a água procura retornar até o nível do mar; nesse trajeto, ela pode ficar aprisionada em falhas e fraturas na crosta (formando aquíferos), pode escorrer pela terra formando caminhos (rios e seus afluentes), ou pode simplesmente escorrer de forma superficial. Qualquer que seja essas formas de alcançar novamente o oceano, ela irá carregar sedimentos e formas de