Resumo de Macroeconomia Introdução
1. NOÇÕES BÁSICAS
1.1. Estudo da Macroeconomia
As decisões que todos os dias todos nós tomamos têm como objetivo a satisfação das necessidades ou a contribuição para o bem-estar.
A tomada de decisão exige a recolha e processo de informação, que pode ser originário de várias fontes, tais como, as condicionantes do local de residência nos hábitos de consumo. A grande parte das escolhas é determinada pelo conhecimento acerca das condições materiais gerais sobre o meio geográfico que nos envolve. Este conhecimento resulta da informação que a contabilização de medidas económicas agregadas permite gerar. Contabilização, essa, efetuada a nível nacional ou supranacional, pelas autoridades estatísticas.
A riqueza que a economia produz ao longo de um ano influencia o nível de receitas que o Estado recolhe via impostos e as suas políticas de provisão de bens públicos e redistribuição de rendimentos; a taxa de desemprego indica-nos qual a probabilidade de encontrar emprego num certo momento; as variações na taxa de juro vão alterar os planos das empresas relativamente ao investimento.
Todos estes exemplos, mostram a importância de conhecer a realidade macroeconómica, ou seja, de conhecer os valores globais ou agregados dos mais relevantes indicadores da atividade económica e também como estes indicadores podem estar ligados entre si ou envolvidos numa qualquer relação causa-efeito.
Macroeconomia: medição ou contabilização da realidade agregada, que é o resultado da conjugação das decisões individuais que a microeconomia estuda.
1.2. Objetivos da Macroeconomia
- Estabilidade de preços: controle inflacionário visando evitar aumentos drásticos nos preços
-Crescimento económico: melhorar o rendimento per capita, com o controle do desemprego, aumento do produto nacional, estimular a produtividade
- Distribuição do rendimento: estabelecer um rendimento equitativo entre a população
- Crescimento do emprego – objetiva a recuperação do nível potencial de emprego
1.3.