RESUMO DE LINGUA Portuguesa mod
Unidade 1 - A linguagem nossa de cada dia
Ao fazer algumas análises e reflexões da língua portuguesa, não temos que começar obrigatoriamente decorando regras ou corrigindo erros nossos gramaticais. É importante pensarmos um pouco sobre aspectos teóricos e práticos da linguagem, relembrando nossas experiências de aprendizagem da língua e trabalhando algumas informações sobre a origem e as características da linguagem humana. A Linguagem
A linguagem pode ser entendida como uma capacidade que todo ser humano tem de se comunicar. Constitui todo sistema de sinais ou signos convencionais que nos permite a comunicação. A linguagem humana pode ser:
Verbal - que se vale da palavra, ou seja, da escrita ou falada (oralidade);
Não verbal - A linguagem não verbal é aquela que utiliza um tipo de código diferente da palavra. É o caso das imagens, dos ícones, dos gestos, das cores, dos sons etc.
( linguagem que não se baseia na palavra). É o caso das imagens, ícones, dos gestos, das cores, sons, etc.
Ao fazermos a distinção entre língua verbal e não verbal, precisa se lembrar que muitas vezes a comunicação se dá por meio dos dois tipos de linguagem Linguagem e signos
Os sinais que o homem produz quando fala ou escreve são quando fala ou escreve são chamados de signos linguísticos.
Todo tipo de linguagem tem seu signo ou sinais;
Toda a linguagem é estruturada a partir de sinais ou signos linguísticos ( se fala ou escreve), se está desenhando ( não é som, visual), sinais são de outra natureza.
A linguagem é um conjunto estruturado de signos que se combinam de um determinado c\ vistas c\ a comunicação humana.
As línguas são a linguagem (português,