Resumo de historia
Unidade 1 – Nascimento e afirmação de um novo quadro geopolitico
Introdução
Quando a 2ª Guerra Mundial terminou (1945) após seis anos de um dos mais terríveis conflitos sofridos pelas humanidade, as destruições, as atrocidades, as ruínas e perdas eram contrabalançadas pela esperança de construir um mundo melhor. A criação da ONU – organização das nações unidas – correspondia à esperança de que a paz se mantivesse.
A 2ª Guerra Mundial consolidou o declinio da Europa. Face à afirmação dos Estados Unidos da América e ao expansionismo da União Soviética, a reconstrução europeia enfrentou ainda o despertar do nacionalismo nas colonias asiáticas e africanas.
– A reconstrução do pós-guerra
A reconstrução do pós-guerra enfrentou as enormes perdas humanas e as tremendas destruições materiais. A guerra fizera cerca de 60 milhões de mortos, entre militares e civis.
O elevado numero de perdas civis deveu-se quer aos bombardeamentos de cidades, quer ao aumento da mortalidade devido à carência de alimentos. As destruições materiais dos paises beligerantes, com exeção dos EUA, foram tambem muito elevadas. Seis anos de uma guerra longa e total não tinham permitido a renovação dos equipamentos que se haviam degradado. Muitas explorações agricolas tinham sido abandonadas ou destruidas.
A natureza das destruições variava. A guerra destruira mais os edificios, os portos, as vias e meios de comunicação, alvos de ataques do que o potencial produtivo. A guerra devorara as reservas monetárias dos paises europeus e uma violenta inflação acompanhava a penuria. Alem das movimentações dos civis que tinham fugido das zonas de combate, a Europa conheceu tambem grandes transferências de população.
O fim da guerra foi tambem acompanhado pelo reconhecimento das atrocidades que tinham sido cometidas. No tribunal de Nuremberga o primeiro tribunal