Resumo de economia - Questões gerais
O papel da economia
Com o maior evidencia na imprensa escrita e falada, a economia começa, a partir do século XIX, a favorecer os economistas que passam a ocupar cargos de suma importância no governo da época. Como ciência, a economia nos leva a compreender, descrever e prever a ação dos agentes econômicos, além disso, define políticas econômicas que visam construir uma sociedade mais justa.
A economia pode ser descrita (positiva) e prescrita (normativa), onde a economia positiva diz respeito ao que já é fato, ou seja o que está acontecendo, já aconteceu ou vai acontecer, enquanto que a economia normativa estabelece ao que seria ideal, ou o que e como deveria ser feito.
Conceito: Inicialmente, por volta de três séculos antes de Cristo, o termo economia que é composta de duas palavras gregas: oicos = casa, mais nómos = regra, era utilizado como referência a formação da riqueza de Atenas e a administração do lar. Podemos definir economia, como a ciência social que se preocupa em utilizar adequadamente os recursos escassos com o objetivo de produzir e distribuir bens e serviços a fim de satisfazer as necessidades materiais da sociedade.
Objeto: Além da trilogia clássica, onde a economia se preocupa com a produção, a distribuição e o consumo dos bens e serviços, o surgimento da teoria keynesiana faz com que a economia trate também do crescimento econômico, da formação do emprego e do equilíbrio geral. Atualmente a economia passa a ter como objeto, além dos que já foram citados, a globalização da economia, a sobrevivência das empresas em relação a tecnologia e a formação da demanda afetada pela redução de custos, automação e desvios do fluxo de renda para outras regiões e países.
A economia atual, passa ter como preocupação os fatores ambientais que colocam em risco a utilização dos recursos naturais, que por sua vez põe em risco a sobrevivência do homem na Terra. Afinal o economista é também um cientista social.