ovelha dorper
Trabalho realizado por: Gonçalo Rovisco
Turma: TPA 12
Professor orientador: Profª. Ana Carvalho
Raça de ovelha escolhida:
Dorper
• Escolhi esta raça de ovelhas porque achei uma especie bastante interessante! Esta raça denominada por “Dorper” adapta-se muito bem às condições climáticas e à alimentação disponível, além das características já citadas a Dorper mostra uma boa resistência, boas taxas de reprodução e crescimento, também uma boa habilidade materna e facilidade de manejo.
Carctrisação:
Esta raça apresenta alta adaptabilidade a diferentes climas e sistemas de criação, habilidade materna e altas taxas de reprodução e crescimento, podendo alcançar 35 kg por volta dos 110 dias de idade. Esta revisão sugere a necessidade de pesquisas sobre a raça
Dorper, principalmente acerca de sua introdução e resultados no Brasil, ajudando técnicos e criadores a obterem maiores índices de produtividade a menores custos, incentivando o desenvolvimento quantitativo e qualitativo da ovinocultura nacional.
A sua origem e aspecto:
A raça Dorper, de origem sul-africana, foi desenvolvida por volta de 1930, envolvendo cruzamentos entre as raças
Dorset Horn e Blackhead
Persian. A pelagem é caracterizada pela cor branca, com cabeça preta no Dorper Padrão e cabeça branca no Dorper Branco.
O objectivo da sua origem:
A sua origem e o objetivo pelo qual esta raça foi formada: Adotou qualidades que aliam eficiência produtiva às exigências atuais da ovinocultura. Esta raça é apontada como uma das mais férteis raças ovinas, tendo como maior expressão o comprimento do corpo e o desenvolvimento das massas musculares.
Tipo de regime de produção:
•
Esta raça não precisa de tosquia, pois é uma raça de pêlo.
•
Maturidade Sexual: O primeiro cio manifesta-se a partir do 183 dias de idade. •
Prolificidade: o número de cordeiros nascidos por ovelhas paridas tem variado de 1.1 a 1.7, com média de 1.4.