Resumo de Economia Basica
Conceito de Economia:
A palavra economia vem do grego oikosnomos ( de oioks, casa e nomos, lei). Significa administração de uma casa, ou do estado, sendo definida como: ciência social que estuda como os seres humanos e os meios que convivem escolhe como usar recursos que gerem produtividade que, são escassos, na produção de bens e serviços, de modo que possa ser aproveitado por várias pessoas e grupos, satisfazendo todas as necessidades do homem.
As bases que são mais estudadas na economia são: escolha, escassez, necessidade, recursos, produção e distribuição.
Sistemas econômicos e problemas econômicos fundamentais: A melhor definição para sistema econômico seria como está organizada em uma sociedade a forma politica, social e econômica. É um sistema privado de organização de produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas usam em busca de uma melhoria na qualidade de vida e bem estar.
Os elementos básicos do sistema são:
Estoque de recursos produtivos
Complexo de unidade de produção
Conjunto de instituições politicas, jurídicas, econômicas e sociais.
Sistema capitalista, ou economia de mercado.
Até o começo do século XX não existia inferência alguma do estado nas questões econômicas. A partir de 1930 ainda existiam as forças de mercado, porém com a influencia do Estado.
Os problemas econômicos fundamentais:
O que e quanto produzir: com a escassa quantidade de recursos de produção, que bens e serviços deverão ser produzidos e qual a sua quantidade.
Como produzir: que meios de produção serão utilizados. Geralmente é decidido devido à concorrência além de escolherem também os que menos geram gastos.
Para quem produzir: Seria, no caso, a distribuição do que gerou a produção. Dependerá não somente da oferta e procura, mas também da divisão inicial da propriedade e do jeito como ela se transmite por herança.
Nas economias de mercado, essas problemáticas são resolvidas por base da oferta e