Resumo de descartes de materiais
*Material preparado pela equipe da ação de extensão “Biossegurança em Ambientes Coletivos” do Instituto Biomédico/PROEX
Introdução
Os profissionais da área da saúde estão expostos a riscos variados, principalmente os de natureza biológica. A principal fonte de contaminação dos trabalhadores e do ambiente são os resíduos tóxicos. Estes resíduos podem ser comuns, infectantes, químicos, radioativos ou perfurocortantes.
Este manual tem como objetivo conscientizar os profissionais e alunos quanto aos riscos relacionados no manejo inadequado dos resíduos produzidos no Instituto Biomédico e contém instruções para realização do descarte correto.
Grupo A
Resíduos Infectantes
Conforme a Resolução Nº 306 de 07 de dezembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária os resíduos do grupo A são resíduos que possuem a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. O grupo A se divide nos seguintes subgrupos:
A1
Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microorganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido. Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponente rejeitadas por contaminação ou má conservação, ou com prazo e validade vencido e aquelas oriundas de coleta incompleta.
Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e