Resumo De Coordena O Pedag Gica
O lento caminho da institucionalização da escolarização básica no Brasil;
A expansão do ensino primário no Estado Novo ( 1937-1945),
Da expansão do ensino nos Anos Dourados (1950);
Contexto nacional da educação nas décadas de 1980 e 1990.
Institucionalização da escolarização básica no Brasil ( passagem do sec. XlX para sec. XX)
“ educação popular passa a ser tema central dos debates e embates políticos, juntamente com a crença de que por meio dela se sucederiam as transformações sociais, econômicas e políticas tão necessárias ao pais”.
Inicio da década de 1910 ( Congressos de Instrução Primária e Secundária), onde questões debatidas como acesso a instrução primária era para poucos, elevado índice de analfabetismo, inexistência por parte da União de uma política de difusão para ensino primário, Concepção do Estado educador (atribui ás três esferas do poder público responsabilidades com a garantia do direito á educação), prevê o Plano Nacional da Educação, organização do ensino em sistemas, bem como a instituição dos Conselhos de Educação. (Ávila, 2008)
Revolução de 1930 ( Educação ganha centralidade)
Constituição de 1934 “ Educação é direito de todos e deve ser ministrada pela família e pelos poderes públicos”
A Constituição de 1934 foi marcada:
Por ideias do Movimento Renovador (Culminou com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova).
Expressa os impactos de uma nova relação de forças que se instalou na sociedade a partir das insatisfações de vários setores.
Expansão do Ensino Primário
Para o presidente Getulio Vargas a expansão do ensino primário tornava-se óbvia, visto que para instruir, é preciso criar escolas. Não criar, porém, segundo um modelo rígido, aplicável aos país inteiro, de acordo com as