resumo de como fazer t cnicas de an lise
Realização de técnicas de análise
A leitura para atividades didáticas requere um tratamento especial do ou da pesquisadora, lê-se por etapas a fim de entender e analisar o tema profundamente. Para isso, exige-se um raciocínio rigoroso, de modo que os dados levantados permitam uma sequência lógica e uma reflexão. Nesse tipo de leitura, evita-se o lado imaginativo, visando, somente, uma sistematização e lógica. Para encontrar os desdobramentos da análise, começa-se da teoria da comunicação, na qual o emissor envia uma mensagem para o receptor, as ramificações estão na forma em que o receptor entende objetivamente ou e pessoalmente a mensagem.
Primeiramente, estabelece-se uma unidade de leitura, que significa um setor do texto, podendo ser um capítulo, parágrafo, o que a ou o pesquisador desejar. Para completar essa etapa, é necessário que a leitura seja contínua, sem pausas, trabalhando em cima daquele setor escolhido. Dessa forma, tem-se o primeiro passo para realizar a técnica de análise.
Em segundo lugar, inicia-se a análise textual, composta de uma leitura seguida, rápida, completa, e mesmo assim atenta. O ou a estudante tem uma visão panorâmica do raciocínio textual e de seu estilo. Faz-se um levantamento do básico para a compreensão, que vai além do que está escrito no texto, como os dados sobre o autor ou autora, eliminação da ambiguidade do vocabulário, procurando palavras de significação obscura; os fatos históricos e doutrinas as quais podem estar relacionadas com o texto ou o momento de sua escrita. Por fim, transcrevem-se esses dados coletados para uma folha separada, no entanto, muitos creem que o estilo da análise textual é um resumo, mas ela difere na estrutura. Após a primeira técnica de análise, entra-se na análise temática, que visa a compreensão de uma mensagem global, nesse caso, tem-se a base para o resumo. Para fazê-la, se faz necessário passos, esses são feitos a partir de perguntas