resumo de capítulo do livro ¨-Fora de controle
Foi assim que tudo começou, o Iraque em sua luta contra o Irã foi dispendioso em sangue e dinheiro, e seus tradicionais financiadores e beneficiários diretos da vitória do Iraque contra os aiatolás xiitas iranianos, os reinados petrolíferos árabes, não pagariam por isso. Então Saddan, sentindo-se prejudicado, decide que deveria se apoderar de um desses domínios. O mais próximo era o Kuwait.
No dia em que o Iraque abocanhou o Kuwait (2 de agosto de 1990) e o Conselho de Segurança da ONU aprovou sua resolução 660 que condenou a invasão, a pergunta de Washington a seus planejadores militares era: podemos atacar com o que esta disponível? A resposta militar foi sim. A pergunta seguinte era: a tarefa poderia ser realizada sem baixas excessivas, ou seja “Fator Zero”? Uma vez mais, a resposta foi positiva..
“Se você pode me garantir êxito completo, então você vai começar a guerra para nós”, disse o general Norman Schwarzkopf, chefe supremo das forças de coalizão no teatro do golfo, e chefe geral da operação Tempestade do Deserto, ao comandante do 1° esquadrão aéreo especial, coronel Gray. Com essa simples frase, o coronel foi encarregado de uma operação delicada: a destruição dos dois principais postos de escuta de radar que controlavam a aproximação pelo corredor aéreo para Bagdá.
O ataque foi lançado durante a noite sem lua de 17 de janeiro de 1991. A uma distância de seis quilômetros, o alvo “se iluminou”, e quando estavam a três quilômetros os Apaches americanos abriram fogo.
Enquanto se realizava essa operação, as Equipes Especiais de Operações em Terra, dos SEALs da marinha norte-americana, a Força Delta, os rangers do exército norte-americano e as SASs britânicas foram transportados por helicóptero ao Iraque para neutralizar outras instalações vitais. Atacaram a pé e silenciaram postos de comandos e cortaram linhas de comunicação. A primeira leva de