Resumo de biologia celular
Célula Eucarionte: características gerais
Toda a célula eucarionte tem:
Membrana Plasmática: que é uma membrana que envolve as células vivas. Filme lipídico fino e transparente que toda a célula utiliza para separar e proteger seu conteúdo interno do conteúdo externo.
Sua estrutura basear-se numa BICAMADA lipídica. Para o crescimento da célula, o meio interno se comunica com o meio externo pela PERMEABILIDADE SELETIVA E PROTEINAS. E também tem as proteínas de membrana que funcionam como sensores que permitem a célula receber informações sobre mudanças no seu ambiente e responder a essas mudanças.
Funções da membrana plasmática: fornece suporte físico, participa de processos de endocitose e exocitose, constituem barreiras permeáveis seletivas.
ESTRUTURA: Formada por uma bicamada lipídica na agua. Os lipídeos mais abundantes nesta camada são os fosfolipídios < moléculas cuja cabeça: hidrofílica (adora agua-polar) e longas cadeias de hidrocarbonetos: hidrofóbicas (não gostam de agua - apolar)= anfipáticas> Essas características são importantes para a formação da bicamada pois, a agua atrai a cabeça hidrófila, consequentemente para se proteger da agua as caudas hidro carbonadas se agrupam formando o interior da bicamada, um arranjo que satisfaz ambas as partes e é energeticamente favorável. processo espontâneo e energeticamente favorável .
A bicamada lipídica é um liquido bidimensional ambiente aquoso dentro e fora da célula que previne que os lipídeos da membrana escapem das bicamadas, mas nada impede que essas moléculas troquem de lugar umas com as outras no plano da bicamada.
Movimentos: flexão, rotação e flip-flop; Se deslocam em torno dos seus eixos e se deslocam livremente pela superfície membranosa. Além destes movimentos, o movimento flip-flop e um movimento raro que é a passagem do lipídeos de uma camada para a outra.
A fluidez da bicamada lipídica depende da sua composição.
A membrana é assimétrica por não ter a