Resumo de biologia 3 bimestre
Filo Annelida
São formados por aproximadamente 15 mil espécies, a principal espécie seriam as minhocas ou Lumbricus terrestris.
Classes A classificação baseia-se na presença e quantidade de cerdas no corpo do animal. As classes são:
Olygochaeta: Representados pelas minhocas, são caracterizados por terem poucas cerdas no corpo, são terrestres ou dulcicolas, presença de clitelo – estrutura circular que ajuda na reprodução.
Polychaeta: Representados pelos vermes marinhos dos genêros Nereis, é a maior classe, caracterizados por serem a maioria marinhos, e possuem parapódios que são expansões laterais do corpo de onde saem muitas cerdas.
Hirudinea: Representados pelas sanguessugas, são caracterizados por habitarem principalmente água doce, poucas espécies marinhas, as terrestres vivem em locais úmidos e quentes, não possuem cerdas e parapódios. Aspectos Fisiológicos
Revestimento: São revestidos por uma cutícula fibrosa, fina e transparente, onde existem os receptores táteis e térmicos.
Sustentação: Não possuem sistema esquelético, o celoma, líquido que preenche a cavidade do corpo dá a sustentação.
Locomoção: Fazem sua locomoção através da contração de faixas de músculos circulares externos.
Sistema Digestório: O seu sistema é completo com boca, faringe, esôfago, papo e moela.
Sistema Circulatório: É fechado, o sangue contendo alimento, gases respiratórios e escretas circulam apenas dentro dos vasos.
Excretor: Excretam por um par de nefrídios em cada anel, ou metâmero.
Respiratório: As terrestres fazem as trocas gasosas através da úmida parede do corpo, as marinhas tem respiração branquial.
Nervoso: Sistema Nervoso Gangliar, com gânglios nervosos em cada anel ligados entre si por cordões nervosos ventrais.
Reprodução
A maioria dos poliquetas são dióicos, oligoquetas e hirudineos são monóicos, os poliquetas possuem desenvolvimento indireto, formando a larva trocófora.
Filo